O Real Madrid anunciou a transferência de jogadores através de um breve comunicado publicado no seu site oficial e partilhado nas redes sociais. “O Real Madrid C. F. e o Real Valladolid chegaram a acordo sobre o empréstimo do jogador Mario Martin para esta temporada, até 30 de junho de 2025”, dizia a curta correspondência. Valladolid falou um pouco mais sobre o jovem de 20 anos e contou a história de como começou no Sonseca, em sua cidade natal, perto de Toledo, antes de jogar pelo Odelot Tolteum e ingressar no Real Madrid como Sub-12.
“No clube branco subiu na hierarquia e foi proclamado campeão da Copa del Rey Juvenil”, acrescentou Valladolid, ao mesmo tempo que destacou que Martin estreou-se na equipa principal em 2022/2023 e fez quatro jogos pela equipa principal de Carlo Ancelotti no geral. até mudar para seu novo clube temporário. “Desta forma, o médio de 20 anos chega ao Zorrilla para fortalecer o meio-campo de Pucela e crescer com a equipa”, concluiu Valladolid. Em meio às poucas partidas pelos seniores, Martin teve mais destaque como capitão do time reserva do Castilla, comandado pela lenda do clube Raul Gonzalez.
Suas fortes atuações deram aos dirigentes do clube algo em que pensar, mas o interesse do Valladolid em ajudar Martin a obter mais experiência na elite tem sido constante durante todo o verão. Martin fez uma turnê de pré-temporada pelos Estados Unidos enquanto outros clubes perguntavam sobre ele, e Florentino Perez estava pensando em vender o pivô por cerca de US$ 11,2 milhões (€ 10 milhões), de acordo com o AS. Tal venda teria feito com que o Real Madrid retivesse 50% dos direitos de Martin, como é comum quando os produtos da La Fabrica são vendidos a outros clubes. Esta abordagem significa que os jovens potenciais podem ser facilmente resgatados se concretizarem o seu potencial noutro local, ou que Madrid pode lucrar ainda mais com eles se um terceiro vier comprar os produtos da sua academia numa data posterior.
Entretanto, nada disso será necessário para Martin. Ele jogará a temporada 2024/2025 em Valladolid e esperançosamente ganhará minutos na La Liga, antes de retornar ao Bernabéu daqui a pouco mais de 10 meses, pronto para tentar entrar nos planos de Ancelotti de forma permanente.